Rio Paraíba do Sul - Região Norte de São José dos Campos
Em comemoração ao Dia Mundial da Água preparamos uma atividade de monitoramento da qualidade da água do Rio Paraíba do Sul. Os kits foram doados pela WWMC - World Water Monitoring Challenge, que é um programa educacional e de alcance internacional para preservação e proteção dos recursos hídricos.
Monitorar a qualidade da água é uma proposta para reflexão sobre como os nossos hábitos cotidianos interferem no meio em que vivemos e encontrar soluções através de práticas adotadas pela educação ambiental.
Oxigênio dissolvido:mede quantas moléculas de oxigênio estão presentes na água.
pH ( Acidez):Mede se um líquido é ácido ou básico.
Turbidez ( claridade):mede a claridade da água.
Temperatura:mede o calor da água.
A participação e envolvimento dos alunos no monitoramento é muito importante, pois eles perceberam que a ocupação desordenada é uma das causas das alterações no ciclo hidrológico e que o grande volume de água não tratada despejado no rio todos os dias interfere na qualidade da água e causa riscos à saúde da população.
É importante perceber que o tratamento de esgotos domésticos é uma ação estratégica fundamental e a reflexão sobre como resolver os problemas hídricos que envolvem as comunidades pode ser decisiva e depende da conscientização para uma futura mobilização.
Outro problema que atinge o Rio Paraíba é o lixo, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produz impactos na natureza.
Somos responsáveis por tudo aquilo que fazemos todos os dias e a cada novo dia de nossas vidas, nossas ações terão uma consequência ao longo do tempo, seja na sustentabilidade do planeta, nas questões sociais e até mesmo em nossas próprias vidas.Morador da região norte que pesca no rio há muito tempo |
Disciplinas envolvidas: Geografia e Química
Imagens: Gabriel Sales, 1A
Nenhum comentário:
Postar um comentário