quarta-feira, 1 de maio de 2013

Escola Sustentável


A escola está cada vez mais presente em nossas vidas. Quanto mais complexas as sociedades, mais tempo de escolaridade tendem a ter as pessoas. Longe de ser apenas um prédio onde ocorrem aulas, a escola é um lugar onde se formam redes de relacionamentos. Nela, estudantes e seus familiares, professores e outros funcionários interagem durante parte significativa de suas vidas. 

A qualidade dos relacionamentos que ocorrem na escola determina muito do que os estudantes serão quando adultos, do ponto de vista da aquisição de valores, visão de mundo, práticas sociais significativas e transformadoras. 

No momento em que as atenções se voltam para a melhoria de qualidade da educação no Brasil, o debate sobre sustentabilidade pode dar novo significado ao valor da escola. Afinal, a escola molda o presente e o futuro dos jovens que passam por ela, dos profissionais que a fazem funcionar, das famílias que confiam a ela a 
tarefa de contribuir com a educação de seus filhos.

Tornar a escola um espaço educador sustentável contribuirá com a melhoria da relação de aprendizagem. 

Mas, afinal, o que é uma escola sustentável? Trata-se de um local onde se desenvolvem processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar o indivíduo e a coletividade para a construção de conhecimentos, valores, habilidades, atitudes e competências voltadas para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável. Uma escola sustentável é também uma escola inclusiva, que respeita os direitos humanos e a qualidade de vida e que valoriza a diversidade.

Para ser sustentável, portanto, a escola também precisa:
• Promover a saúde das pessoas e do ambiente.
• Cultivar a diversidade biológica, social, cultural, etnorracial, de gênero. 
• Respeitar os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes.
• Ser segura e permitir acessibilidade e mobilidade para todos.
• Favorecer o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades. 
• Promover uma educação integral.

Dá para perceber que a sustentabilidade de que estamos tratando não está ligada unicamente à questão  ambiental. Abrange também as dimensões social, econômica, cultural e espiritual e tem no cuidado uma premissa essencial.

Fonte: IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

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