Alunos da Escola Eccos participam do monitoramento da água do Rio Paraíba |
Páginas
- Início
- Conferência na escola
- Começa a Eletiva Água
- Think locally act globally
- Os quatro pilares da Educação
- Educate to transform
- Objetivo da eletiva
- Depoimentos 1
- Protagonismo Juvenil
- Depoimentos 2
- Certificado WWMD
- Plantio ENO - Fotos
- Hábitos de consumo
- Justificativa
- Certificado ENO
- Redes sociais
- Reaproveitamento de latas - Jardim suspenso
- Construção dos Canteiros
- Escola Sustentável
- Parcerias
- Conclusão
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Multiplicadores
quarta-feira, 29 de maio de 2013
terça-feira, 28 de maio de 2013
Hábitos cotidianos
Monitorar a qualidade da água é uma proposta para reflexão sobre como os nossos hábitos cotidianos interferem no meio em que vivemos e encontrar soluções através de práticas adotadas pela educação ambiental.
Imagens: Claudia Renata Vilela - DE SJC
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Qual a relação das pessoas com o Rio Paraíba?
O Rio Paraíba sofre muito com a poluição e assoreamento causado pela extração da areia, que altera o curso do rio e derruba suas matas ciliares. Outro problema preocupante é o lixo e o esgoto urbano que altera consideravelmente a qualidade das águas.
A proposta da atividade foi fazer um levantamento sobre como as pessoas se relacionam com o Rio Paraíba objetivando a conscientização sobre a importância e responsabilidade de cada um no que diz respeito a sua preservação.
Lazer - Morador da Região Norte pescando nas margens do rio.
|
Preservação - Sr. Alceu planta árvores nas margens do Rio Paraíba a mais de 20 anos.
|
Navegação, pesca e lazer |
Fotografia, lazer - Cláudia Renata Vilela (DE SJC) |
Educação - Alunos conversam sobre a questão da preservação do rio.
|
Lazer - pesca
|
Degradação: Lixo
|
Religiosidade: - Morador gosta de rezar próximo ao Rio Paraíba
|
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Você pode fazer a diferença!
“Apesar de decisões individuais parecerem pequenas em relação às ameaças e tendências globais, quando bilhões de pessoas unem-se por um objetivo comum, nós podemos fazer uma tremenda diferença. ” Ban Ki-Moon, Secretário-Geral da ONU
Este ano, o tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente é Pensar.Comer.Conservar. O tema convida a todos a reduzir a pegada alimentar se tornando mais consciente do impacto ambiental do desperdício e da perda de comida por todo o ciclo de abastecimento.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em todo o mundo de diversas formas, inclusive passeatas, passeios de bicicleta, shows verdes, plantio de árvores, esforços de reciclagem, campanhas de limpeza e nós da eletiva água também vamos participar.
Ao celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, recordamos e divulgamos a importância de zelar pelo nosso meio ambiente. Lembre-se de que cada ação conta, portanto junte-se a nós, todos os anos, em todos os lugares, pelo mundo todo!
terça-feira, 14 de maio de 2013
segunda-feira, 13 de maio de 2013
O impacto dos resíduos na água
A geração de resíduos e sua má disposição afetam diretamente o Rio Paraíba e esta questão está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que temos, que incentiva o consumo desenfreado, gerando diversos impactos como a contaminação no ciclo hidrológico.
Para mudar os hábitos de nossa sociedade, é necessário um conjunto de ações educativas – mobilização, capacitação e sensibilização - que propiciem a redução da produção de resíduos, por meio do consumo mais consciente.
Essas ações devem orientar medidas como a compostagem de matéria orgânica, o reaproveitamento e reciclagem, de maneira a ser destinados aos aterros sanitários apenas os rejeitos.
Imagem: Alana Fernandes
domingo, 12 de maio de 2013
Protagonismo juvenil
Dentro da idéia de protagonismo juvenil proposta por Gomes da Costa, o jovem é tomado como elemento central da prática educativa, que participa de todas as fases desta prática, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas.
É preciso construir e transmitir conhecimentos e sensibilizar outros alunos sobre a importância da preservação do Rio Paraíba do Sul.
Gabriel Sales, aluno do 1A explica para os alunos da Escola Eccos a importância do Rio Paraíba |
Emerson, aluno do 2A |
Alunos da Escola Eccos participam do plantio nas margens do Rio Paraiba do Sul |
quinta-feira, 9 de maio de 2013
ENO TREE PLANTING DAY
Today is the international day of Tree Planting. Our people in the world plant and report this experience. It's a fantastic initiative, because most people that are planting are students! Hug to you too. This cause contributes for the environment.
Together contributing to the environment!
Together contributing to the environment!
Postado por Danielle Souza, 1A
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Plantio de árvores
Plantio nas margens do Rio Paraíba do Sul
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Escola Sustentável
A escola está cada vez mais presente em nossas vidas. Quanto mais complexas as sociedades, mais tempo de escolaridade tendem a ter as pessoas. Longe de ser apenas um prédio onde ocorrem aulas, a escola é um lugar onde se formam redes de relacionamentos. Nela, estudantes e seus familiares, professores e outros funcionários interagem durante parte significativa de suas vidas.
A qualidade dos relacionamentos que ocorrem na escola determina muito do que os estudantes serão quando adultos, do ponto de vista da aquisição de valores, visão de mundo, práticas sociais significativas e transformadoras.
No momento em que as atenções se voltam para a melhoria de qualidade da educação no Brasil, o debate sobre sustentabilidade pode dar novo significado ao valor da escola. Afinal, a escola molda o presente e o futuro dos jovens que passam por ela, dos profissionais que a fazem funcionar, das famílias que confiam a ela a
tarefa de contribuir com a educação de seus filhos.
Tornar a escola um espaço educador sustentável contribuirá com a melhoria da relação de aprendizagem.
Mas, afinal, o que é uma escola sustentável? Trata-se de um local onde se desenvolvem processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar o indivíduo e a coletividade para a construção de conhecimentos, valores, habilidades, atitudes e competências voltadas para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável. Uma escola sustentável é também uma escola inclusiva, que respeita os direitos humanos e a qualidade de vida e que valoriza a diversidade.
Para ser sustentável, portanto, a escola também precisa:
• Promover a saúde das pessoas e do ambiente.
• Cultivar a diversidade biológica, social, cultural, etnorracial, de gênero.
• Respeitar os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes.
• Ser segura e permitir acessibilidade e mobilidade para todos.
• Favorecer o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades.
• Promover uma educação integral.
Dá para perceber que a sustentabilidade de que estamos tratando não está ligada unicamente à questão ambiental. Abrange também as dimensões social, econômica, cultural e espiritual e tem no cuidado uma premissa essencial.
Assinar:
Postagens (Atom)