Os quatro pilares da Educação

Aprender a conhecer
Este pilar objetiva estimular o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. Os estudantes devem ser estimulados a encontrar prazer em descobrir e em construir o conhecimento. É preciso despertar a curiosidade e a autonomia dos alunos para que se tornem pessoas habilitadas a estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos e as situações vividas. 
Aprender a fazer
Os pilares – aprender a conhecer e aprender a fazer – são interdependentes, no entanto, aprender a fazer está mais relacionado ao conceito de investimento nas competências pessoais, a fim de que todos tenham as habilidades necessárias para acompanhar as novas demandas do mercado de trabalho e possam acompanhar a evolução de sociedades marcadas pelo avanço do conhecimento.
Aprender a conviver
A construção cotidiana de uma cultura de paz depende da capacidade de aprender a viver e a conviver com pessoas e grupos diversos. E este é um dos maiores desafios da educação atual, já que a maior parte da história da humanidade é marcada por guerras e conflitos decorrentes da tradição de administrar conflitos por meio da violência. É preciso criar modelos educacionais capazes de estimular a convivência entre os diferentes grupos e ensiná-los a resolver suas diferenças de maneira pacífica. 
Aprender a ser 
Este pilar refere-se ao conceito de educação ao longo da vida em seu sentido mais amplo, visando ao desenvolvimento humano tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. O principal é que as pessoas atinjam níveis de autonomia intelectual que lhes permitam formar seu próprio juízo de valor diante das mais variadas situações. Aprender a ser envolve realização pessoal e capacidade de desenvolver a força criativa e o potencial próprios. 

Síntese extraída do livro Educação: um tesouro a descobrir; produzida a pedido da UNESCO pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, coordenado por Jacques Delors

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